quinta-feira, agosto 17, 2006

Preparação para a certificação PMP




A pedido de várias familIas cá vai então um comentário sobre o livro que considero ter sido fundamental para a certificação PMP. Não, não foi o PMPBoK v3 ... Durante a preparação apenas li o PMBoK v3 uma vez, pois pareceria mal fazer a certificação e não o ler pelo menos uma vez LOL ! Quem conhece o PMBoK sabe do que estou a falar. Este livro por se tratar de uma obra de referência, não é de todo adequado para a preparação PMP. Para isso precisamos de um documento secundário, ie, algo que "mastigue" a informação do PMBoK e que simultaneamente forneça algo mais ( como se sabe, o PMBoK não tem toda a informação necessária para o PMP ).

Na altura pedi informação a várias pessoas. Várias pessoas me recomendaram o livro "Das PMP-Examen" de Thomas Wuttke e Peggy Gartner ( das 12 pessoas, que directa ou indirectamente me recomendaram o livro nenhuma delas chumbou !! ). Infelizmente é um livro alemão ...

Numa escala de 1 a 6 dou "5" ( só não dou "6", pois a vertente prática podia ser estar mais desenvolvida. Cada "Knowledge Area" tem apenas 10 exercícios, o que é manifestamente pouco, dadas as características da certificação. Isto significa que este livro tem de ser complementado com mais "qualquer coisa", seja ela um curso ou um livro de características mais pragmáticas ).

Apesar de ter uma vertente prática ( leia-se exercícios ) pouco pronunciada, não se trata de um livro de matiz meramente teórica ! Na minha opinião a mais-valia do mesmo reside na mescla entre teoria e prática. A explanação assenta no PMBoK v3, mas sem perder de vista que nos estamos a preparar para uma certificação PMP, ou seja, estão sempre presentes na linha de horizonte questões práticas, com as quais temos de nos defrontar no exame !

O livro tanto pode ser lido de fio-a-pavio, como ter uma abordagem "toca-e-foge" ( ie, ler apenas alguns capítulos ). De todas as áreas PMP, considero que os capítulos de Procurement e Qualidade estão mesmo lá "em cima" ( quem tiver dúvidas ler documento sobre "lessons learned PMP" que está "postado" no meu site ). O capítulo de EVM também está bastante bom, pois não se limita a apresentar as respectivas fórmulas. À boa maneira alemã, é feito um enquadramento teórico e depois disso deixa de fazer sentido falar em memorização do que quer que seja ...

Um outro pormenor importante assenta no facto dos autores partirem do princípio de que os leitores têm experiência prévia de PM, ie, quem tiver pouca ou nenhuma experiência de PM tem de procurar outras fontes. Este livro tem como linha-mestra a preparação para a certificação PMP, ou seja, não pretende ensinar Gestão de Projectos ! "Tips-and-tricks" ... you know what I mean !

"Bottom-Line" : quem tem experiência de PM pode e deve usar este livro. The Others must look elsewhere. A sensação com que fiquei após a certificação é a de que não vale apena memorizar nada ... ( vidé documento de "lessons learned PMP" que está no site ). Toda a gente que conheço, que optou pela via da memorização do PMBoK, não obteve a certificação ...

Questões enviar para o mail habitual.

Saudações PMP

2 comentários:

Wolfgang Gitter, not yet PMP disse...

Fail ! Fail ! Fail !

I've failed for the second time !!! yes , unfortunately that is true .
I have 10 years experience in Oracle/ERP ( 4 full implementation
cycles ) and Telecomm. Infrastructure implementation experience, and worked on projects from the following areas: Construction,Electrical/Mechanical , Telecomm. and IT ( Planning, Design, Implementation and O&M ).

I read the PMBOK ( cover to cover 2 times ) and have it always as a
reference, and as supporting books.

Now, for the exam,
1) their are a lot of questions that are " Unbelievably "
situational, you can just select 2 or three " best " answers and
might have many arguments supporting your answers based on
experience, knowledge, especially on the " Professional
Responsibility area", why PMI is allowing this type of questions to continue ?

2) for my amazement, there were lots of EVM questions !!!

3) my score on the first exam was 52 and on the second was 55.

Solving a lot of questions is a very good idea, but you will have the risk of reading poorly written and irrelevant questions, and the Situational Qs issue will be very clear here.

I still didn't see a prep exam that is very close to the real one, although I read and solved many.

Sorry for my english, but my languege is german !

Wolf

Manuel Antão, PMP disse...

Hallo Wolfgang !

That's too bad ! Maybe you're not making the correct mapping between the PMBoK and your PM experience.

I'll try to post a file with LL ( Lessons Learned ) in english to address this issue.

You've got one more chance. Don't give up.