sábado, janeiro 15, 2011

Instalação do OS Android numa plataforma x86



Hallo amigos,

A pedido de várias famílias, venho por este meio documentar o processo de instalação da última versão do OpenSource OS Android (portado para arquitectura x86) num laptop. Já tinha feito a instalação no eeePC701 no Verão passado da versão android-x86-1.6-r2.iso, mas não tinha dado visibilidade… Já tinha falado com alguns de vós sobre esta experiência revolucionária...:)

Esta é uma excelente solução para quem não quer gastar dinheiro num SmartPhone com Android, mas quiser desfrutar de uma experiência inolvidável com um OS de um SmartPhone em OpenSource. Como o eeePC cabe num casaco com bolsos fundos, até podemos fazer chamadas com ele via Skype…

Alguns números para aguçar o apetite:

1. Arranque do OS: cerca de 35 segundos. É verdade…

2. Desligar do OS: Cerca de 1 s…

3. Navegar na Net: super, super rápido a carregar páginas…. Comparei com o Google chrome numa estação Linux e nem dá para comparar…

Desta vez instalei a última versão: android-x86-2.2-eeepc.iso (baseado no kernel Linux 2.6.32). Atenção que esta versão ainda não está completamente estável, logo esperem alguns glitches. Podem usar a versão estável (android-x86-1.6-r2.iso), que eu instalei no Verão, mas existem algumas diferenças, nomeadamente na portabilidade de algumas aplicações, que na versão android-x86-1.6-r2.iso, depois de instaladas, pura e simplesmente crashavam.

Existem vários modos de instalação:

1. Via USB (por exemplo, usando o UNetbootin – Universal Boot Installer, para criar a imagem de boot – optei por esta);

2. Via CD.

Existem várias possibilidades de usufruir do OS:

1. Numa VM (VirtualBox, vmWare, etc);

2. Numa instalação de raiz, usando o disco todo para o OS (a que usei);

3. Via LiveCD.

O ISO que instalei tem cerca de 70Mb, o que depois de instalado dá cerca de 100Mb num SO…O resto, 4Gb-100Mb é para as aplicações e afins. Nada mal. Em termos de velocidade é muitíssimo mais rápido do que usando, por exemplo o Suse, para poder comparar coisas comparáveis.

Para fazer download do ISO, usem o seguinte link: http://www.android-x86.org/download





Em termos de instalação propriamente dita, só consegui instalar o OS efectuando formatação duma partição para ext3 (em /dev/sda1). Todas as outras formatações não funcionaram (ext2, ntfs, fat32). Eliminei as duas partições (sda1 e sda2) que tinha e criei depois apenas uma (/dev/sda1 nova com a opção bootable), onde instalei o OS:



Depois é só começar a instalar aplicações/jogos da AppStore Android… The sky is the limit
O look da folder com as aplicações para instalação. Segundo icon a contar da esquerda é o mais importante (App Store Google)…:)



Compare-se esta imagem com a seguinte, de um smartphone:



A diferença está apenas na organização dos ícones e no tamanho, claro está (o Asus 701 tem 22 cm por 16 cm)…

Após seleccionarmos a aplicação AppStore:



Há muito por onde escolher!

Instalei de imediato a aplicação SeePU (informação de consumo de recursos de HW):



Lindo…

Navegação na Net:



Só uma última nota. Ainda existem aplicações, que não foram ainda portadas para esta arquitectura, logo, poderá haver necessidade de aguardar um pouco até que algumas aplicações sejam disponibilizadas para esta plataforma. Até agora tenho conseguido instalar praticamente tudo.

Aspecto do êcran em standby mode. Para arrancar, basta unir ambas ambas as barras verticais até se tocarem:



Happy hacking!

2 comentários:

Anónimo disse...

Já tinhas o Asus? qual o OS que vinha no netbook? Linux? CR

Anónimo disse...

Manel, mandei-te um mail. Qd puderes precisava que respondesses.

CR.